ACOMPANHEM AS ESCOLARES QUE MAIS SE DESTACOU NO PRIMEIRO DIA DE DESFILE DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO.

Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense se destacaram no primeiro dia do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, com enredos majoritariamente inspirados por obras literárias.

Unidos do Porto da Pedra, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos da Tijuca também desfilaram do domingo à manhã desta segunda-feira.

Apesar de problemas nas alegorias da Porto da Pedra, nenhuma escola ultrapassou o tempo do desfile, e as condições climáticas permaneceram favoráveis.

Desfiles do 1º dia:
Porto da Pedra
Beija-Flor
Salgueiro
Grande Rio
Unidos da Tijuca
Imperatriz Leopoldinense

A Porto da Pedra retornou ao Grupo Especial após 11 anos, vencendo a Série Ouro em 2023. Em 2024, o retorno foi marcado pelo enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, explorando as influências do livro “Lunário” na cultura nordestina.

A Beija-Flor, quarta colocada em 2023, homenageou Maceió e Rás Gonguila, o “herdeiro” do trono imperial africano e fundador do maior bloco de carnaval de Maceió na época.

O Salgueiro, buscando seu 10º título, prestou homenagem aos yanomamis, inspirado no livro “A queda do céu – Palavras de um xamã yanomami”. A escola destacou a união do povo indígena com a natureza e relembrou Quinho, seu intérprete falecido.

A Grande Rio trouxe o mito tupinambá do livro “Meu destino é ser onça”, explorando histórias das nações indígenas brasileiras. Paolla Oliveira, rainha de bateria, representou a onça como símbolo das disputas pela identidade.

A Unidos da Tijuca abordou Portugal no enredo “O conto de fados”, explorando obras como “Os lusíadas” e as gregas “Ilíada” e “Odisseia”. A Imperatriz Leopoldinense, atual campeã, homenageou o poeta Leandro Gomes de Barros e a cultura cigana.

Destaque para a comissão de frente da Imperatriz, com coreografia em uma fogueira e elementos cenográficos aéreos, como um grande balão representando a lua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo