CETEC de Jacobina realiza visita técnica a Toca dos Ossos de Ourolândia

Na última semana a equipe da secretaria de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo recepcionou os alunos do curso técnico em mineração do Centro de Especialização Técnica de Jacobina (CETEC-Jacobina). Os mesmos realizaram uma vista para conhecer as características espeleológicas, geológicas e paleontológicas da Toca dos Ossos.

A Toca dos Ossos é uma das maiores cavernas do Brasil, tendo cerca de 16 quilômetros de túneis subterrâneos já mapeados. O local é hoje uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que foi reconhecida pelo Estado da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no ano de 2017, o que garantiu a proteção de mais de 80 hectares de área no entorno, permitindo assim a proteção do patrimônio espeleológico e arqueológico nacional.

“A Toca dos Ossos como o Poço Verde é hoje algumas das mais importantes riquezas naturais que o nosso município possui. Ambas têm grande relevância para a história do nosso país e do mundo. Receber a visita de estudantes é sempre motivo de alegria pra nós, pois sabemos que é através deles que propagaremos o conhecimento que estes locais podem oferecer para o entendimento das transformações que o planeta sofreu e sofre durante as centenas de anos”, comentou a secretária de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo do município. 

Nos últimos meses a prefeitura tem realizado um mapeamento de todas as áreas que possuem potencial turístico no município e de acordo com o órgão esses dados em breve serão divulgados para a população e encaminhados para o Ministério do Turismo.

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo