Mais de 850 exames de mamografias são realizados em Ourolândia durante mutirão de rastreamento do câncer de mama

No período de 25 de setembro a 01 de outubro a prefeitura de Ourolândia e a secretaria da Saúde em parceria com o Governo do Estado promoveu o mutirão de rastreamento do câncer de mama.

Durante o mutirão foram realizados mais de 850 exames de mamografias em mulheres entre 40 e 69 anos. “Cuidar da saúde das nossas mulheres é uma prioridade em nossa gestão. Por isso, temos firmado parcerias para promover ações com esta, especialmente às vésperas de um mês que é dedicado a prevenção do câncer de mama e do cólon de útero. É uma alegria para nós garantir o acesso do povo ourolandense a serviços como este”, comentou o prefeito ourolandense.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver a doença. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Os principais sinais e sintomas da doença são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

De acordo com a prefeitura devido o início da campanha de prevenção ao câncer de mama realizado pelo Governo da Bahia na capital do estado, o atendimento no município de Ourolândia foi suspenso, mas será retomado nos dias 25 e 26 de novembro para aquelas mulheres que não puderam ser atendidas.

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo